“Saúde vai continuar sendo nosso principal investimento”, afirma Liba Fronza
Candidato à reeleição destaca suas propostas para o segundo mandato como prefeito
O último nome da série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Navegantes é Liba Fronza (PSD). Entre seus principais projetos, Liba destaca a implantação do Núcleo de Saúde do Trabalhador, a instituição do CAPS II e do Ambulatório de Saúde Mental, além da ampliação e melhoria dos serviços no hospital e da urbanização dos molhes Norte e Sul.
Confira a entrevista completa abaixo
JN: Quais são suas principais prioridades para o desenvolvimento de Navegantes nos próximos anos?
Liba Fronza: Quero consolidar o projeto que começamos a construir há quatro anos: uma cidade nos trilhos do desenvolvimento sustentável, com o cuidado com as pessoas em primeiro lugar. Queremos uma Navegantes com políticas de proteção social implementadas e constantemente aprimoradas para atender crianças, adolescentes, famílias de baixa renda e idosos. Um hospital com atendimento ampliado, qualificado e serviços de saúde disponíveis. Famílias com a titulação definitiva de seus imóveis. Vagas para alunos junto à rede municipal de ensino, buscando a universalização do ensino com muita qualidade. Saneamento básico e fornecimento de água em quantidade e qualidade para atender às demandas em todos os bairros. Equipamentos de esporte, cultura e lazer em todos os bairros, associados à natureza e belezas naturais. Sistema de mobilidade intermunicipal implantado e em operação, com interligação com Itajaí via túnel. Vias e equipamentos públicos conservados e mantidos de forma adequada.E continuar a fazer uma gestão baseada em princípios como a disciplina no trabalho, reconhecimento aos esforços dos servidores, respeito ao dinheiro público, às leis e ao cidadão.
JN: Qual é sua estratégia para promover a segurança pública e reduzir a criminalidade em Navegantes?
Liba Fronza: Nosso primeiro objetivo é estabelecer um Plano de Segurança Municipal robusto, com a colaboração integrada de várias forças de segurança, incluindo Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Defesa Civil. Vamos formar novos Guardas Municipais de Trânsito para intensificar as operações de trânsito e melhorar a segurança nas vias urbanas – já fizemos um primeiro concurso e vamos chamar gradativamente, conforme o limite da folha de pagamento do município nos permitir.
Também vamos trabalhar em estreita colaboração com o governo estadual para garantir um efetivo policial adequado. Fortalecer e expandir o sistema de videomonitoramento. E fortalecer Defesa Civil e Bombeiros, pois uma ameaça que temos vivido nos últimos anos são os extremos climáticos e precisamos estar preparados para todos os cenários.
JN: Como você planeja lidar com as questões relacionadas à saúde pública e garantir acesso a serviços de qualidade para todos os cidadãos?
Liba Fronza: Nós fomos o governo que mais investiu em Saúde na história de Navegantes. Fomos eficientes em ampliar o acesso, profissionalizar a gestão e criar as bases para avanços necessários e maiores. Vamos implantar o Núcleo de Saúde do Trabalhador; instituir o CAPS II e o Ambulatório de Saúde Mental; fortalecer ainda mais nosso programa de imunização; ampliar e melhorar os serviços no Hospital em parceria com o Governo do Estado. E nós vamos continuar agindo para reduzir a pressão sobre o hospital, com uma série de ações, como o Serviço de Atenção Domiciliar Melhor em Casa, que é um programa para atender pessoas que apresentem dificuldades temporárias ou definitivas de sair de sua casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que necessitem de atendimento domiciliar. É uma forma de oferecer dignidade e reduzir a hospitalização desnecessária.
Implantaremos o Ambulatório da Mulher, Criança e Adolescente, uma unidade de saúde especializada, onde receberão cuidados especiais em saúde, de forma completa. E teremos mais UBS com horário estendido. Outro avanço importante será o programa de apoio às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), articulando as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.
Também pretendemos ampliar o sistema de distribuição de medicamentos e todas as Unidades de Saúde passarão por uma avaliação quanto à estrutura e necessidades, para ações de melhoria. A proposta inicial é disponibilizar novas estruturas físicas para as UBS Central, Gravatá e Meia Praia. Vamos trazer a possibilidade de atendimento por teleconsulta. E como criamos uma infraestrutura de dados para a Saúde, vamos conseguir também implementar um sistema de agendamento de consultas e exames por meio de canais digitais como WhatsApp. O que temos para a Saúde é um plano muito robusto, baseado em dados técnicos e no olhar humano, para atender às reais necessidades da nossa população.
JN: Quais são suas propostas para fortalecer a educação municipal e melhorar a qualidade das escolas?
Liba Fronza: Na Educação, vamos estruturar um programa envolvendo Educação, Saúde e Assistência Social, focado em crianças e adolescentes que são público-alvo da Educação Especial e aqueles com transtornos de aprendizagem. Precisamos ampliar a oferta de vagas na rede municipal, vamos construir novas unidades de ensino infantil e dar andamento à construção de nova escola no Bairro São Paulo. E ampliar as unidades CMEI Izilda Reiser Mafra, no Volta Grande, e CEM Leonora Schmitz, no Gravatá.
Vamos requalificar as atuais unidades de ensino, além de ampliar e implantar novas escolas a partir da identificação das demandas por bairro em função do crescimento do número de matrículas. Também desenvolver e expandir atividades de contraturno, investir no fortalecimento das Práticas Pedagógicas e no incentivo à Inovação Educacional. Outro projeto que vamos entregar é o "De Olho na Educação", que vai integrar sistemas de informação utilizados nas mais diversas áreas, de modo que se possa ofertar serviços on-line, bem como monitorar e acompanhar o andamento das atividades da comunidade escolar. No tema Educação, nosso Plano tem, ainda, um capítulo dedicado à segurança no ambiente escolar, que iremos ampliar e fortalecer.
JN: Quais são suas propostas para o desenvolvimento de áreas de lazer e cultura?
Liba Fronza: Nossas propostas incluem a urbanização dos molhes Norte e Sul, transformando-os em atrativos turísticos e a ampliação da faixa de areia da praia do Gravatá, que já está em andamento e em breve se tornará realidade. Também pretendemos expandir praças e áreas de esporte em bairros ainda não atendidos, promovendo espaços verdes que incentivem atividades ao ar livre. A criação de um calendário oficial de eventos vai diversificar a programação cultural e esportiva. Além disso, a revitalização do Parque Natural Municipal e a promoção do turismo de experiência permitirão que tanto moradores quanto visitantes desfrutem de novas opções de lazer.
Queremos interiorizar as ações culturais para garantir acesso a eventos em todas as regiões da cidade, além de valorizar os artistas da casa e o patrimônio histórico, para preservar as tradições locais.Nossas propostas, como a ampliação do Programa “Navega em Movimento” e a criação de novos espaços de lazer em diferentes bairros, buscam assegurar que todos tenham fácil acesso a áreas para prática esportiva. Também trabalharemos para criar parques lineares ao longo dos cursos d’água para promover não apenas a recreação, mas também a conservação ambiental, contribuindo para uma Navegantes mais vibrante e sustentável.
JN: O que você fará para apoiar e incentivar o desenvolvimento econômico local e a geração de empregos?
Liba Fronza: Na nossa gestão, Navegantes bateu recordes na geração de novos empregos com carteira assinada. Isso só foi possível porque fizemos um grande trabalho de simplificação de processos e atração de novas empresas. É um círculo virtuoso que se formou porque fizemos a lição de casa. E vamos fazer ainda mais. Nossas propostas para o desenvolvimento dos setores de serviços, comércio e indústrias em Navegantes incluem a ampliação do programa "Simplifica Navegantes", que revisará o Código Tributário para simplificar a legislação e reduzir custos. Também será instituído o "Participa Navega", visando aumentar a participação de MEIs e EPP nas licitações, em parceria com o Sebrae. Fortaleceremos a Casa do Empreendedor para simplificar a formalização de MEIs e micro empresas. Vamos criar o Conselho do Contribuinte para facilitar a resolução de litígios tributários e fortalecer as ações de desenvolvimento local.
Também queremos promover Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo em Navegantes para transformar a cidade em um polo de referência nesse setor. Com a iniciativa "Embarcando o Futuro" vamos incentivar jovens a explorar o mercado de trabalho nas áreas de tecnologia e empreendedorismo, promovendo parcerias com empresas para experiências práticas. Nosso plano inclui, ainda, propostas específicas para os setores de Pesca e Agricultura, como o fortalecimento do programa "Pescador Empreendedor" e do "O Agro Consciente". Também trouxemos a proposta aumentar a participação da pesca e da agricultura familiar na alimentação escolar.
COMENTÁRIOS