coluna da Fabíola
Estamos em Novembro e no dia 20, Dia da Consciência Negra, começou, no Brasil, Os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, um dos maiores movimentos globais pela conscientização e enfrentamento da violência de gênero.
A campanha mundial começa em 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher, e segue até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A violência contra a mulher é uma grave violação dos direitos humanos que assume diversas formas: física, psicológica, sexual, patrimonial e até cibernética.
Estatísticas alarmantes revelam que milhões de mulheres, independentemente de idade, raça ou classe social, são impactadas diariamente por essas violações. No entanto, os números não contam toda a história: cada dado representa uma vida marcada pela dor e pela injustiça.
Esses 21 dias são mais do que uma campanha; são um convite à ação. É o momento de refletir, educar e agir. É fundamental que governos invistam em políticas públicas de proteção, que a sociedade desnaturalize comportamentos violentos e que cada indivíduo entenda seu papel como agente de mudança.
Emponderar mulheres, desconstruir estigmas e fortalecer redes de apoio são passos essenciais para construir um futuro onde todas as mulheres possam viver livres de medo e violência.
Se você está em uma situação de violência ou conhece alguém que está, denuncie no 180 ou procure uma delegacia. Sua denúncia pode ser o primeiro passo para garantir proteção a quem precisa.
COMENTÁRIOS