Confira os destaques da Coluna Política
Presidência da Câmara: Parece que os nobres vereadores se reuniram e definiram quem vai ocupar a cadeira de presidente nos próximos quatro anos. Os próximos presidentes são vereadores eleitos pela primeira vez na Casa do Povo, o que considero um pouco estranho, pois os vereadores com mais experiência não demonstraram tanto interesse em assumir essa posição.
Quem são eles?: O primeiro a assumir a presidência no ano de 2025 será o vereador eleito Júlio Bento, que foi o mais votado, eleito pelo seu público das redes sociais. Júlio quase foi eleito na eleição passada e, desta vez, venceu com folga. O segundo presidente, no ano de 2026, será Chapecó, que na eleição passada também quase chegou lá, mas acabou não se elegendo. O terceiro presidente, ou a terceira presidente, no ano de 2027, será a delegada Patrícia, que foi candidata pela primeira vez a vereadora e não deixou passar a oportunidade. O quarto presidente, no ano de 2028, será Marcos, que também foi candidato pela primeira vez e se elegeu.
E se o prefeito Liba for candidato a deputado?: Caso nosso prefeito, eleito com mais de 82% dos votos, seja candidato a deputado em 2026, quem assume a prefeitura é o vice-prefeito Ricardo Ventura, pois Liba deverá renunciar ao cargo de prefeito seis meses antes das eleições de 2026. Nesse caso, na ausência do vice-prefeito por motivos diversos, quem deverá assumir a prefeitura é o presidente da Câmara de Vereadores.
Denúncia: Recebemos uma denúncia esta semana. O denunciante informou que o responsável pelo cadastro imobiliário da Secretaria de Planejamento Urbano estaria supostamente em conluio com o responsável pelo Departamento de TI da prefeitura, realizando alterações no cadastro imobiliário de forma obscura. Eles estariam inserindo nomes aleatórios em áreas de interesse privado, mas sob o nome da prefeitura, para registrar que a área tem um dono, e posteriormente colocariam o nome de seus parceiros. Ainda, o denunciante ressalta que o responsável pelo cadastro do IPTU também faz o mesmo, modificando o responsável por dívidas ativas da maneira que desejar.
Denúncia II: Essa situação deve ser analisada de perto pelos secretários das pastas envolvidas e também pelo Ministério Público, como representante da justiça. Um exemplo trazido pelo denunciante é a área onde está instalada a empresa Estapar, pertencente à prefeitura municipal, mas que, após uma mudança no cadastro imobiliário, foi destinada à empresa que administra o aeroporto. O denunciante ainda alega que muitas solicitações simples, como uma certidão negativa de confrontantes, são negadas, pois não são de interesse particular dos responsáveis por essas ações.
Denúncia III: O denunciante afirma que o responsável pelo cadastro imobiliário e seu parceiro de TI, que supostamente estariam agindo com liberdade no setor, são herança de gestões passadas. No entanto, como o atual governo não teve interesse em colocar alguém de sua confiança, eles permaneceram nos cargos e estariam atualmente em um embate até com o secretário das pastas envolvidas. Espero que isso seja resolvido em breve e que tudo seja esclarecido, de forma que, se essas alterações realmente ocorreram, esses profissionais sejam responsabilizados.
Cadastro de pedófilos e agressores sexuais: Os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram o Projeto de Lei 115/2024 para a criação de um cadastro de pedófilos e agressores sexuais. A lei prevê apenas a inclusão de pessoas condenadas, e a população terá acesso ao nome e foto desses indivíduos até o cumprimento integral da pena. O cadastro conterá informações exclusivamente de pessoas com processo transitado em julgado. O objetivo é inibir os crimes e facilitar o monitoramento e a prevenção por parte das autoridades policiais e dos conselheiros tutelares. A responsabilidade pelo cadastro será da Secretaria de Segurança Pública Estadual.
Prefeito e vice em Brasília: Nosso prefeito Liba e o vice-prefeito eleito Ricardo Ventura estiveram nesta quarta-feira em Brasília. Entre as várias pautas discutidas estava o molhe de Navegantes. A obra em nosso molhe é essencial para fomentar o turismo na cidade, e, como o desenvolvimento econômico de Navegantes é focado no turismo, precisamos dessa obra o mais rápido possível. Esperamos que nossos representantes tenham êxito em suas reivindicações.
Recursos: A vereadora Sol Dapper esteve em Brasília com o objetivo de buscar recursos para aprimorar a saúde em Navegantes. Em uma de suas reuniões, conquistou, junto ao deputado Ismael dos Santos (PSD), uma importante emenda destinada à compra de um gerador para o Hospital de Navegantes. Esta aquisição é fundamental, visto que o equipamento atual não atende mais à demanda crescente, comprometendo a segurança e o atendimento da população.
COMENTÁRIOS