Confira os destaques da coluna política
Moção de apoio: O vereador Toninho Uller, na sessão da última quinta-feira, colocou em votação uma moção de apoio ao Projeto de Lei 1338/22, que visa regulamentar a educação domiciliar (homeschooling) no Brasil. Parece que o vereador não conhece a realidade das famílias de baixa renda brasileiras, que, por exemplo, muitas vezes nem têm acesso à internet. Além disso, os pais vão deixar de trabalhar para dar suporte aos seus filhos? É impressionante que alguém que deveria trabalhar para todas as classes sociais tenha o ponto de vista de uma pequena parcela da população!
Poderão perder o mandato: Em uma conversa pós-sessão com um vereador de oposição, fiquei sabendo que os vereadores Toninho Uller e Luciane Bittencourt poderão perder seus mandatos eletivos. A oposição está juntando provas de que os vereadores estariam trabalhando com o governo, e agora que o PL de fato se declarou oposição ao governo Liba, poderá iniciar um processo administrativo dentro do partido com base em uma normativa que impede os filiados de trabalharem para a oposição ao seu partido político. Será que isso vai mesmo acontecer?
Convenções I: A convenção dos partidos PSD, PP, PODEMOS e União Brasil, que aconteceu na última segunda-feira, liderada pelo prefeito Liba, foi um sucesso. Mais de 800 pessoas se reuniram na Associação Amigos do Gravatá, onde foram oficializadas as candidaturas do prefeito Liba Fronza à reeleição para a prefeitura de Navegantes, juntamente com o advogado Ricardo Ventura como candidato a vice. A coligação apresentou uma nominata de 44 pré-candidatos a vereadores e tem grandes chances de eleger pelo menos 3 vereadores para o próximo mandato legislativo. Em seu discurso empolgante, o prefeito Liba destacou, além de vários outros feitos, o avanço da cidade para a 14ª economia do estado de Santa Catarina.
Convenções II: A oposição também realizou sua convenção nesta última segunda-feira no diretório do PL, onde estiveram presentes mais de 300 pessoas. A coligação, batizada de “Navegantes Para Todos”, é formada pelos partidos PL, MDB, PRTB, Republicanos, Cidadania e PSDB. Foi oficializada a candidatura de Rogério Tomaz Corrêa à prefeitura de Navegantes com a bênção do governador Jorginho Mello e do candidato a vice, Paulinho Meia Praia, que, depois de muita disputa, conseguiu superar os demais possíveis candidatos de seu partido, contando com o apoio do presidente estadual, Emerson Stein.
Convenções III: Achei que o PT lançaria o advogado Luizinho como candidato à chapa majoritária, mas, pelo jeito, desistiram. O PSB, partido da Bombinha, acabou lançando seu candidato a prefeito, Junior Pinheiro, em convenção realizada na sede do partido no último domingo. Estiveram presentes quase 40 pessoas, e ainda não foi definido o candidato a vice. Júnior é conhecido por ter trabalhado durante longo período na Faculdade Sinergia.
Desistiu: O vereador Andrew desistiu de sua candidatura a vereador para o próximo mandato legislativo. Além de político, o vereador Andrew é engenheiro civil, marido e pai de um menino de 8 anos. Após o pedido de sua família para que se dedicasse mais a eles, decidiu declinar da disputa eleitoral, que tomaria o pouco tempo que tem para dar atenção à sua família. "Preciso dar atenção para aqueles que mais precisam de mim neste momento", disse o vereador.
Convenções em Penha: Em Penha, as convenções nomearam Luizinho Américo como o pré-candidato a prefeito pelo Partido Liberal (PL) no domingo. Na segunda-feira, Maria Juraci Alexandrino (MDB), atual vice-prefeita, foi anunciada como pré-candidata a prefeita, e Isac da Costa (MDB) como pré-candidato a vice-prefeito, com o slogan “Penha em primeiro lugar”. No mesmo dia, também houve convenção no Mansão Clube, onde foram oficializados Evandro dos Navegantes (PSD) como candidato a prefeito e Felipe Schmidt (União Brasil), conhecido como Felipinho, como candidato a vice-prefeito de Penha.
COMENTÁRIOS